Depoimentos

“A viagem foi muito bem programada. No quarto de São Marcelino Champagnat, parecia que eu estava escutando o que ele estava falando para os Irmãos Maristas e hoje para nós, com uma seriedade e muito amor... Vi na expressão das criaturas de Deus que estavam andando de joelhos, no local da Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos, uma fé inquebrantável, certeza, alegria, agradecimento de uma graça, milagre alcançado ou talvez um pedido especial. Emocionante, eu nunca tinha visto uma coisa igual. Em resumo: Nota dez em tudo.” 
LUCIA TEODORO, SECRETÁRIA DO COLÉGIO MARISTA IR. JAIME BIAZUS E FRATERNA DA FRATERNIDADE ASSUNÇÃO

 
“Foi tudo de bom estar nos lugares e ambientes onde Champagnat e os primeiros Irmãos viveram, sonharam e construíram as bases daquilo que busco viver hoje. Aqui destaco alguns dos momentos que mais me marcaram: tocar no rochedo talhado para a construção da casa de l’Hermitage; rezar junto ao genuflexório (estrutura de oração) do fundador; sentar à mesa da primeira comunidade; sentir o silêncio e o deslizar das águas do vale e rio Gier; celebrar. Ressalto ainda a alegria de fazer essa caminhada em grupo e sintonizado. Foi assim na audiência papal, no encontro com o Superior-Geral, nas visita a Assis e Fátima. Agradeço muito pela experiência.”
IRMÃO ODILMAR FACHI, COORDENADOR DO CENTRO SOCIAL MARISTA DE PORTO ALEGRE (CESMAR)

“A peregrinação é uma oportunidade especial de bebermos da fonte da nossa espiritualidade, de reafirmarmos a nossa promessa e compromisso com o carisma marista. Um dos momentos especiais que vivenciamos foi a renovação de nosso compromisso com a nossa vida e com a instituição, juntos, Irmãos e Leigos, no Santuário de Fourvière, em Lyon, revivendo as promessas feitas por Champagnat e um grupo de jovens sacerdotes para fundar a Sociedade de Maria. A emoção desse momento ficou gravada nas nossas mentes e no nosso coração.”
ALINE DA CUNHA, FRATERNA DA FRATERNIDADE JOVEM MONTAGNE E ASSESSORA DA COORDENAÇÃO DE VIDA CONSAGRADA E LAICATO
 

 
“Na peregrinação de l’Hermitage, tive a oportunidade de aprofundar o aprendizado visto no curso do PEM, conhecer novas pessoas e consolidar amizades que já conhecia e, principalmente, conhecer os lugares onde Champagnat pisou, viveu e construiu seu grande sonho. Trouxe comigo exemplos de simplicidade, solidariedade, espiritualidade, audácia, amor ao trabalho e espírito de família a serem seguidos e vivenciados.”
DAVID JORGE RODRIGUES HATSEK, DIRETOR DO COLÉGIO MARISTA ROQUE
 

“Foi uma experiência única, jamais será repetida. Foi altamente marcante. Sinto que ela me modificou bastante, confirmou alguns entendimentos, fortaleceu alguns valores e me trouxe também novas formas de olhar a vida, olhar o outro, compreender um pouco mais da nossa missão. Fiquei absolutamente apaixonado pelo que vi, vivenciei, conheci e experimentei. Também registro o que tenho expressado em momentos em que esse assunto foi abordado, de que é uma experiência que deveria ser feita por todos. É uma experiência marista incrível! Por mais que lemos, estudamos e ouvimos, estar em l’Hermitage é indescritível. Vale muito a pena!”.
ROGÉRIO ANELE, SUPERINTENDENTE DOS COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA

“Poder fazer essa viagem, foi realizar um sonho que esperava há muito realizar. Para mim l’Hermitage foi o auge da peregrinação. Poder entrar no quarto onde nosso fundador viveu nos últimos momentos da sua vida, tocar na cama e na cadeira usadas por ele foi muito emocionante. O silêncio do local só é quebrado pelo barulho do rio Gier que passa por baixo da casa e se ouve como se fosse uma música encantadora. A paz que se sente lá é algo inexplicável. Assis e Fátima são lugares muito lindos também. Enfim, só tenho que agradecer a companhia de todos os peregrinos e agradecer a Deus pela oportunidade de poder viver esses momentos tão especiais.”
OLGA CHELKANOFF THIER, ORIENTADORA EDUCACIONAL DO COLÉGIO MARISTA IRMÃO JAIME BIAZUS

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.