Colégios da Rede Marista e PUCRS entre as 10 principais marcas do RS

Os Colégios da Rede Marista e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) se destacaram na 20ª edição do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com o Instituto Qualidata. Ambos os empreendimentos foram citados entre as dez marcas mais relevantes do Rio Grande do Sul – definição feita por inédita votação popular, a partir de uma lista com as 60 organizações mais vezes reconhecidas na história da premiação. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na terça-feira, 6 de março, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (RS), e contou com a presença do Gerente Educacional dos Colégios Rede Marista, Luciano Centenaro, do Coordenador Administrativo dos Colégios da Rede Marista, Ernani Aranalde, e do Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, além de outros gestores dos empreendimentos.


Da esquerda para a direita: Luciano Centenaro, Ir. Evilázio Teixeira e Ernani Aranalde

Durante o evento, também foi anunciada a tradicional lista das marcas preferidas e lembradas pelos líderes gaúchos em diversos segmentos, para a qual foram ouvidos mais de 400 empresários e empreendedores dos principais municípios do Estado. Na categoria Ensino Médio Privado, os maristas aparecem como a marca líder na lembrança entre os pesquisados e ainda ocupam a vice-liderança entre as preferidas. Já a PUCRS foi a mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior – Privado e também a mais lembrada na categoria Ensino de Pós-Graduação.


Sobre o Marcas de Quem Decide

O prêmio avalia simultaneamente os índices de lembrança e preferência de marcas em mais de 100 setores da economia. A pesquisa é feita no Rio Grande do Sul, junto a gestores empresariais e profissionais liberais, distribuídos nos principais municípios com participação igual ou superior a 0,5% do PIB Gaúcho. O estudo é realizado desde 1999 pela Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico e publicado todos os anos em parceria com o Jornal do Comércio, de Porto Alegre.

Números da pesquisa

  • 7 regiões
  • 47 municípios
  • 455 entrevistas
  • 89% gestores de negócios
  • 51% proprietários de empresas

Distribuição da amostra

  • 25% Capital
  • 25% Região Metropolitana
  • 13% Região Norte
  • 8% Região Centro
  • 8% Região Sul
  • 7% Região Fronteira
  • 14% Região Serra