Dia do Marista

Em 15 de agosto,dia da Assunção de Nossa Senhora, Maristas de todo o mundo celebram o Dia do Marista. A data escolhida em referência a Maria, padroeirado Instituto, e convida a refletir sobre as características que inspiraram Marcelino Champagnat a dar um rosto mariano a sua obra: a devoção familiar, o zelo e o cuidado na relação de ternura, fé e afeto.

É, também, momento de homenagearmos a todos que, diariamente, contribuem para que o sonho do fundador permaneça vivo nos diversos espaços de missão marista. É tempo de gratidão pela vida e dedicação dos Irmãos, Leigos e colaboradores, maristas de todos os lugares, em todos os sentidos.

“Faço de você uma luz para as nações,
para que minha salvação
chegue aos confins da terra”. (Is 49, 6)

As reflexões nesta data, recordam que o lugar onde vivemos e exercemos a missão é também possibilidade de viver todo o mundo em horizonte, sem estar fragmentado ou fechado em si mesmos, em atividades, em unidades, em comunidades, em trabalhos. Somos maristas para toda a Terra, para as “novas terras”, os novos horizontes, superando fronteiras.

Champagnat profetizou quando afirmou que todas as dioceses do mundo estariam nos seus planos. Fomos escolhidos e chamados por Deus para ser luz a todas as nações, para cantar, proclamar, falar ao ouvido das pessoas o quanto Deus nos ama e quanto ele é nosso caminho de paz e de humanidade. 

Comentários (1)

Paulo Peruzzolo Antunes

Parabéns a todos os irmãos maristas neste seu dia, pela dedicação, renúncia, interesse, amor, doação, perseverança, coragem, compromisso, confiança, presença, oração, vocação, devotados aos jovens, crianças e adultos que se beneficiam dos vossos ensinamentos, exemplos e educação.

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.