Hospital São Lucas conquista mais alto nível da Acreditação Hospitalar

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) foi Acreditado com Excelência pela Organização Nacional da Acreditação (ONA), o terceiro e mais alto nível concedido. O HSL, que já contava com a acreditação em nível dois, recebeu a visita dos avaliadores entre os dias 28 e 30 de agosto. A iniciativa demonstra o comprometimento de todas as áreas da Instituição com a excelência no atendimento, garantindo alto padrão de qualidade e segurança para o paciente.

A Acreditação é um processo voluntário de avaliação de instituições da área da saúde, buscando garantir a aplicação dos melhores e mais adequados processos. Desde a estrutura da gestão até as práticas voltadas para o atendimento e a segurança do paciente são observados. A adequação e padronização desses procedimentos refletem de maneira direta no nível da assistência oferecida aos pacientes, compromisso diário do Hospital.


Instituição é o primeiro hospital universitário a obter a acreditação
 

“Essa conquista é fruto do belo trabalho desenvolvido por toda a nossa equipe e uma prova do alto nível dos serviços oferecidos. Nós somos o primeiro hospital universitário do país a obter a certificação da ONA em três níveis. Isso demonstra nossa capacidade de atingir a excelência em gestão e processos dentro de um ambiente diferenciado, que agrega a busca pelo conhecimento com o desejo de oferecer a melhor assistência. Nosso objetivo é de estabelecer essa cultura da qualidade desde a sala de aula, introduzindo esses conteúdos ainda dentro da graduação, até o atendimento na beira do leito ”, ressalta o Superintendente do HSL, Matteo Baldisserotto.

Fundada em 1999, a ONA busca promover a implantação de uma metodologia permanente de avaliação dos serviços de saúde no país, com o objetivo de estabelecer uma cultura de educação e melhoria contínua. A organização fornece três níveis de certificação: o primeiro atende os critérios de segurança do paciente, o segundo une esse tópico mais os processos de gestão, e o terceiro soma os temas anteriores com a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
 

Sobre o Hospital São Lucas da PUCRS

Servindo a comunidade com eficiência e carinho há quatro décadas, o Hospital São Lucas da PUCRS é um dos maiores complexos hospitalares da América do Sul. Desde a sua inauguração, desenvolve assistência, ensino e pesquisa em saúde de forma integrada, buscando permanecer atualizado com o que há de mais moderno e eficiente em equipamentos, tecnologia e gestão. Com atendimento humanizado, embasado nos valores maristas, assiste a pacientes adultos e pediátricos, abrangendo praticamente todas as especialidades médicas.

É um hospital geral, de natureza filantrópica, que conta com qualificada equipe multiprofissional e 1.200 médicos credenciados; moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI); e amplo e equipado Centro Cirúrgico, com 20 salas; além de um Centro Clínico com mais de 300 médicos, reunindo 68 especialidades. Anualmente, realiza cerca de 100 mil atendimentos de urgência, 26 mil internações, 350 mil consultas, 2 milhões de exames, 20 mil cirurgias e 3 mil partos.