O universo da leitura é tema do Fronteiras Educação

A PUCRS, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista promovem, no dia 8 de novembro, a segunda edição do Fronteiras Educação, módulo educacional do projeto Fronteiras do Pensamento. Idealizado para ser um espaço de diálogo entre alunos do 9º ano e Ensino Médio e seus professores sobre temas-chave da contemporaneidade, o evento terá como tema A biblioteca que transformou o mundo.

O bate-papo terá como palestrante o professor da Faculdade de Letras da PUCRS Altair Martins, com mediação do escritor Fabricio Carpinejar e da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Joana Bosak.  A atividade ocorre das 9 às 11h, no teatro do prédio 40 da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e recebe inscrições gratuitas de colégios (por turmas) ou alunos (individualmente), de 9º ano e Ensino Médio, pelo e-mail opencampus@pucrs.br. Outras informações pelo telefone (51) 3353-7645.


Sobre A biblioteca que transformou o mundo

Seja de prosa ou poesia, seja com uma história em quadrinhos ou uma publicação eletrônica, o livro permite viagens sem limites, potencializa a imaginação, libera a linguagem e abre inúmeros caminhos. O prazer da leitura ao transitar pelas páginas de Jorge Luís Borges ou James Joyce, Fernando Pessoa ou Edgar Allan Poe nos constrói como seres humanos capazes de atravessar fronteiras e ver além do que está na nossa frente. Esse fascículo traz essencialmente os livros que foram e são capazes de transformar a vida e a sociedade pela criação de novos imaginários.

Este encontro do Fronteiras Educação busca trabalhar os efeitos sociais da escrita, o prazer da leitura, a história da palavra impressa, os livros que geraram transformações no mundo e as novas formas de contar histórias. Estão presentes no fascículo as ideias de pensadores como Roger Chartier, Mario Vargas Llosa, Carlo Ginzburg, Donaldo Schüler,Pierre Lévy, entre outros. Um convite para a descoberta de um novo mundo nas páginas dos livros.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.