Novos/as colaboradores/as participam de encontro sobre missão pastoral

Identidade e missão do Serviço de Pastoral foi o tema do Encontro de Novos/as Pastoralistas que ocorreu nos dias 13 e 14 de março na Casa da Juventude Marista (Caju), em Porto Alegre. A atividade era destinada a colaboradores/as contratados/as a partir de janeiro de 2016. Ao todo, 22 pessoas que atuam nos Colégios, Hospital São Lucas, PUCRS e Unidades Sociais da Rede Marista participaram da formação.
 
O objetivo do encontro era contribuir no processo de imersão dos/as novos/as Pastoralistas, qualificando a vivência e prática do ser e fazer Pastoral na Rede. A formação iniciou com um momento de oração e integração em que os/as participantes refletiram sobre a linha afetiva de sua vida relacionando a identidade de cada um/a com a missão marista. Na sequência, o Irmão Valdícer Fachi, Coordenador da Coordenação de Pastoral, apresentou o Instituto Marista e a Rede Marista trazendo dados sobre os espaços de missão, área de abrangência, Planejamento Estratégico: missão, visão e valores, entre outras informações.
 
Durante a tarde, a Assessora de Pastoral, Karen Theline da Silva, abordou o histórico da organização pastoral na Rede Marista. Após, o Assessor de Pastoral, José Jair Ribeiro, e o Supervisor de Pastoral dos Colégios, Leonardo Agostini, trouxeram os conceitos de evangelização e pastoral a partir do documento Evangelizar na Rede Marista.
 
Ainda durante a tarde, os Assessores, Marcos Broc e Rosimar Almeida, e o Supervisor de Pastoral das Unidades Sociais, Francisco Geovani Leite, falaram sobre os Programas Pastorais. Para encerrar as atividades do dia, a Agente de Pastoral, Emilin Grings, mostrou as publicações e subsídios produzidos pela Coordenação de Pastoral e expôs os canais de comunicação da Rede Marista. 
 
Na terça-feira, 14/3, o tema da oração foi o espírito de família. Quatro participantes encenaram uma história da partilha do pão vivida por São Marcelino Champagnat e o Irmão Jean-Pierre Martinol.  Depois, os Assessores, José Jair Ribeiro e Vera Ribeiro, apresentaram os projetos em andamento da Coordenação de Pastoral. Em seguida, os/as participantes se reuniram com os supervisores de Pastoral de cada um dos empreendimentos.
 
Durante a tarde, eles visitaram os espaços da Sede Marista e voltaram a se encontrar por empreendimento. A atividade encerrou com um momento de envio em que cada participante recebeu uma pequena rede de lã, simbolizando a ligação entre todos/as que colaboram para a missão marista.
 

Participantes do Encontro de Novos Pastoralistas 2017
 
Para Salete Rambo, que há dois meses está no Serviço de Pastoral do Centro Social Marista (Cesmar), de Porto Alegre, o encontro foi muito proveitoso para apropriação dos documentos maristas, além da integração e partilha de experiência com os colegas de outras Unidades. “Foi um convite intenso para viver o carisma marista no meio onde estou. O que mais me motiva, a partir do encontro, é o colocar-me verdadeiramente a serviço das pessoas que me acolhem como instrumento para que toda a obra, toda atividade e toda missão seja evangelizadora”, destacou ela.
 
Nos dias 3 e 4 de julho, haverá outro encontro para Pastoralistas. Na oportunidade, estarão reunidos todos os colaboradores/as que atuam no Serviço de Pastoral das Unidades Maristas, independentemente do tempo de contratação.
 
 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.