Encontro de Animadores/as 2017 da PJM celebra o Ano Mariano

“Obrigada por mais um final de semana maravilhoso, de amadurecimento, reflexão, aprofundamento da minha espiritualidade, autoafirmação da minha fé e pela oportunidade de me conhecer um pouco mais!” Assim, Luísa Ferreira, Animadora no Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria, manifestou gratidão em seu perfil no Facebook a quem esteve no Encontro de Animadores/as 2017 da Pastoral Juvenil Marista (PJM). As palavras da jovem resumem a proposta da formação que ocorreu nos dias 1º e 2 de setembro na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre.
 
Com o objetivo aprofundar conhecimentos sobre Maria e celebrar o Ano Mariano, o Irmão Afonso Murad, da Província Marista Centro-Norte, abordou o tema Maria: amiga, companheira e mãe na sexta-feira, 1º/9. Especialista em Mariologia, ele falou sobre Nossa Senhora a partir do contexto de Nazaré e trouxe referências bíblicas que expressam as características Maria enquanto mulher e discípula de Jesus.
 

Irmão Afonso Murad
 
Na oportunidade, também foi lançado Texto de Apoio 5: Maria, mulher e seguidora. O subsídio contém 32 textos do próprio Irmão Murad que serviram como base para o trabalho em grupo realizado pelos/as jovens durante a tarde. Para encerrar, o Irmão conduziu um momento de meditação e relaxamento em que narrou a passagem bíblica das Bodas de Caná comentando a intercessão de Maria durante o primeiro milagre de Jesus.
 

Prática de meditação encerrou o momento com o Irmão Murad
 
No fim da tarde, os/as participantes forama ao Santuário Mãe de Deus, que fica no Bairro Belém Velho, na Zona Sul da capital. No local, foi realizada uma celebração eucarística presidida pelo Padre Lírio Pezzini. Ainda na sexta-feira, ocorreu um sarau artístico com apresentações musicais de jovens de oito Unidades diferentes. A atividade marcou o encerramento do Projeto Artes que foi realizado em todas as Unidades como forma de comemorar o Bicentenário Marista.
 

Sarau artístico
 
O respeito às diversidades foi o tema que permeou o diálogo no sábado, 2/9. Integrantes da Equipe Provincial conduziram o trabalho que fomentou a reflexão sobre a importância de acolher a todas as pessoas independentemente da aparência, etnia, opinião e orientação sexual ou religiosa. O tema foi tratado a partir de imagens de Maria, que é representada de forma distinta em cada região do mundo.
 
A formação as reuniu 160 pessoas entre Animadores/as e Assessores/as de algumas Unidades que vieram para acompanhar os/as adolescentes e jovens. O próximo encontro provincial da PJM é a Reunião Ampliada, que ocorre nos dias 24 e 25 de novembro na Caju.
 

Participantes no Santuário Mãe de Deus

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.