Programa Voluntariado se consolida na Rede Marista

Apoiar a missão marista por meio do serviço voluntário, de forma missionária, sendo presença onde se faz mais urgente. Esse foi um dos apelos dos XXI Capítulo Geral do Instituto Marista, que motivou a reorganização e fomento da prática de voluntariado em todos seus espaços de missão. Nesse sentido, a Rede Marista também buscou se adequar aos novos desafios e lançou, em agosto de 2016, uma atualização do seu Programa Voluntariado.

Em meio ano, a Coordenação de Pastoral – responsável pelo Programa na Rede Marista – já comemora resultados positivos e promissores. Além do fortalecimento às ações que, tradicionalmente, ocorrem dentro dos espaços de missão no Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica, passa a enviar e receber voluntários/as intercambistas.

Já no início deste ano, quatro voluntários/as atuarão em diferentes espaços de missão. A Região Amazônica será o destino de três pessoas. Outra voluntária optou por desenvolver seu trabalho na Guatemala, onde o Instituto Marista é presença por meio da Província Marista América Central.

Além disso, a Rede Marista irá receber cinco voluntários/as: quatro chilenos/as e uma vinda da Alemanha. Eles atuarão em espaços maristas em Porto Alegre, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.


Conheça os voluntários:

Brenda Menine
Colaboradora da Assessoria de Comunicação Corporativa da Rede Marista desde 2013, Brenda vai atuar junto à Comunidade Internacional Mista na cidade de Tabatinga, no Amazonas. Ela tem 23 anos, embarca no dia 4 de janeiro de 2017 e ficará durante um mês no espaço, onde pretende contribuir com as suas habilidades de comunicação. Para ela, a opção pelo voluntariado vai além de conhecer novas culturas. “Aprendemos a sair da zona de conforto e a lidar com adversidades”, afirma Brenda que já desenvolve voluntariado há um ano e meio no Hospital São Lucas, em Porto Alegre.



Edson Schirmer
Tem 54 anos e é assessor no setor de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista. Seu destino será a Comunidade Marista de Boa Vista, na capital de Roraima. Edson embarca no dia 25 de janeiro e retorna em 21 de fevereiro. Essa será a segunda experiência de voluntariado dele. Em 1985, atuou durante quatro meses em Ilhéus, na Bahia. “Sinto-me chamado a contribuir nas áreas de pastoral, formação de jovens e adultos. Pretendo desenvolver atividades de animação às comunidades, evangelização e formação Bíblica para jovens e adultos”, projeta Edson.

 


Regina Biasibetti
A Escuela Marista de la Zona 6, na Cidade da Guatemala, será o local onde Regina Biasibetti vai desenvolver seu voluntariado entre os dias 19 de janeiro e 21 de fevereiro. Ela atuará como professora auxiliar na instituição. Regina tem 29 anos e trabalha no setor de Vida Consagrada e Laicato (VCL) da Rede Marista. Em 2013 realizou uma experiência missionária em Kuito, na Angola.

 

Rosane Vasques
Tem 53 anos e foi Educadora no Colégio Marista Champagnat, de Porto Alegre e Assessora de grupos da Juventude Marista (Jumar), de Porto Alegre. Atualmente, é aposentada. Seu destino será a Comunidade Marista de Lábrea, município do estado do Amazonas. Ela embarca em fevereiro de 2017 e retorna em abril. “Chegou o momento da minha vida em que preciso me doar totalmente aos mais necessitados. Meus filhos estão adultos e independentes e meu esposo está me apoiando nesta decisão”, alegra-se Rosane.

 

 

Alejandra Quiroga
Educadora do Instituto Santa María, Colégio Marista que fica em Limache, no Chile, Alejandra tem 64 anos e vai atuar no Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria. Ela chega ao Brasil em janeiro e retorna ao seu país em fevereiro de 2017. “Eu gosto muito de trabalhar com crianças e jovens e já possuo experiência de voluntariado”, conta.

 

Bernarda Santander
Tem 41 anos e é Educadora no Colégio Marista São Marcelino, em Santiago, no Chile. Será voluntária no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) durante um mês com chegada prevista para janeiro de 2017. Sua principal motivação é a escolha de estar a serviço da missão marista. “É muito bom partilhar conhecimentos que são úteis para melhorar a vida das pessoas”, destaca Bernarda.

 

Javiera Guajardo
Javiera é enfermeira e ex-aluna Marista. Tem 24 anos e é natural de Los Andes, no Chile. Ela será voluntária no Centro Social Marista Santa Marta, em Santa Maria, local onde atuará durante um mês. Sua chegada ao Brasil está prevista para janeiro de 2017.  “Acredito que apoiar indivíduos e comunidades vai me enriquecer como pessoa”, diz Javeira.

 

 

 

Katharina Abt
Katharina mora na cidade de Mindelheim, na Alemanha, tem 18 anos, é estudante marista. Ela será voluntária no Centro Social Marista Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul. Chega ao Brasil em janeiro e permanece até o junho. Segundo ela, é sempre importante ajudar quem mais necessita. “É preciso tentar mudar algo no mundo“, acredita.

Conheça mais sobre a história de Katharina

 

 

 

Pedro Retamal
Natural de Curicó, no Chile, Pedro tem 62 anos e é Educador marista há mais duas décadas. Será voluntário no Centro Social Marista Santa Isabel, em Porto Alegre.  Para ele, é uma alegria estar a serviço dos que mais precisam. Ficará na capital gaúcha por um mês, chegando em janeiro de 2017.

 

 

Tem interesse em ser voluntário/a Procure o/a responsável pelo setor de Pastoral de sua Unidade ou entre em contado com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista através do e-mail: voluntariado@maristas.org.br.

Comentários (3)

Éder Oliveira

Feliz por ver estas lindas escolhas. Que Deus abençoe e proteja estes missionários que seguem neste lindo projeto o desejo de São Marcelino de tornar Jesus Cristo conhecido e amado . Parabéns a todos .. Um grande abraço a querida amiga Rosane Vasques com quem tive oportunidade de trabalhar.

Responder
Brenda Menine

Que alegria viver essa experiência em Tabatinga. <3

Responder
Marcio dos Santos Nascimento

Fala vidamarista! Feliz por sua escolha... Que alegria... Orações de Brasília a todos...

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.