Novo Programa oferece Voluntariado Internacional

Ser um ponto de referência para desenvolver e potencializar ações de voluntariado de maneira alinhada com todas as unidades da Rede Marista. Essa é a proposta do Programa Voluntariado Marista, desenvolvido pela Coordenação Pastoral em conjunto com colaboradores que atuam nessa área em todas as Unidades da Rede. Profissionais de outros setores da instância corporativa da Rede também contribuíram para atualização do documento.


Confira o Programa Voluntariado na íntegra


O programa foi escrito com base em outros direcionamentos do Instituto Marista relacionados ao tema. As últimas encíclicas do Papa Francisco, Evangeli Gaudium e Laudato Si, estão entre as referências. Além disso, experiências já existentes na instituição serviram para nortear a atualização do documento, que visa se adaptar aos contextos e dar respostas às realidades dinâmicas e distintas de cada espaço de atuação. 

Para o Ir. Valdícer Fachi, Coordenador de Pastoral, o lançamento do documento reafirma o compromisso da Rede Marista com a cultura da solidariedade. “No encontro com os mais necessitados, doando seu tempo e talento, os voluntários colaboram e sentem-se partícipes na construção da civilização do amor. O aprendizado ocorre na relação com outro que deixa marcas de doação e ternura”, explica.

As orientações pretendem alinhar a atuação dos voluntários nos diversos espaços onde a missão marista é desenvolvida: PUCRS, Hospital São Lucas, Colégios e Unidades Sociais, assim como em outras áreas de abrangência da Rede Marista. 

De acordo com Marcos Broc,  Assessor de Pastoral, a atualização do documento qualifica os processos de voluntariado na instituição e auxilia na Colaboração para Missão Internacional (CMI), secretariado do Instituto Marista. “Sinto que cresceremos na atuação coletiva, pensada, articulada, colaborativa, avaliada e com intencionalidade clara por parte de quem conduz os processos a fim de torná-los cada vez mais pedagógico”, afirma. Marcos foi um dos responsáveis por conduzir o processo de produção e revisão do documento.


Novidades

Uma das novidades oferecidas pelo Programa é a possibilidade desenvolver voluntariado interprovincial, ou seja, propiciar a atuação em outros espaços de missão do Instituto Marista no Brasil e no exterior. A atualização do documento também oportuniza envio de voluntários para a Região Amazônica.

A equipe de Coordenação Pastoral está elaborando uma série de subsídios para sensibilização e divulgação do Programa Voluntariado em todas as unidades da Rede Marista. 

Comentários (1)

Jaqueline Bondan

Acredito que será de grande proveito esta iniciativa, tanto para a família Marista, como para todos aqueles que se propuserem a doar seu tempo e boa vontade neste desafio de fraternidade e de amor ao próximo.Com certeza quem mais ganha com a doação é o próprio doador. Desejo que seja um projeto muito abençoado e que dê muitos frutos.Que Deus abençoe a todos!

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.