Voluntariado

 

A Rede Marista, em seu Plano Estratégico (2015-2022), define como missão evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida. A Coordenação de Pastoral, ciente de sua responsabilidade na articulação de processos que colaboram para implementar tal missão, entende que o voluntariado é uma forma de contribuir para a efetivação dessa missão. Ao apresentar a 2ª edição do Programa Voluntariado, procura-se adaptá-lo aos contextos e dar respostas às realidades que são dinâmicas.

O Programa Voluntariado pretende ser um ponto de referência para desenvolver ou potencializar processos de voluntariado alinhados na PUCRS, no Hospital São Lucas, Colégios e Unidades Sociais e com Irmãos que atuam em outros espaços de missão da Rede Marista.

Assim, os conceitos, fundamentos, dicas para parcerias e interfaces, atribuições, mapa de relações, acompanhamento, planejamento, simbologia e avaliação nos mais diversos âmbitos, revestem-se de sentido quando compreendidos como sinais que contribuem para a construção da Cultura da Solidariedade. O voluntariado não é tudo nessa construção, mas, somando-se a muitas outras pessoas, estaremos também colaborando com uma casa comum mais harmônica e igualitária. 

Clique aqui para ler o livreto Programas Pastorais - Voluntariado na íntegra