Rede Marista recebe voluntária da Alemanha

O Centro Social Marista Boa Esperança, em Santa Cruz do Sul, é a primeira unidade marista que recebe voluntários de outros países neste ano. Katharina Abt, de 18 anos, mora em Mildelheim, cidade localizada no estado da Bavaria, na região sudeste da Alemanha, e ficará no Brasil até junho de 2017.

Katharina estudou durante oito anos no Maristenkolleg Mindelheim, onde concluiu a educação básica. Foi a vivência dos valores maristas no espaço escolar que despertou nela o desejo de ser voluntária. Já no Brasil, ela conta que tem expectativas boas em relação à temporada no País. “Pretendo aprender a falar português e acho que vou conhecer muitas pessoas legais. O povo daqui é mais aberto e receptivo do que na Alemanha e eu espero que eu mude um pouco”, projeta. Durante o período em que atuará no Centro Social, a jovem irá colaborar com os educadores nas oficinas de esporte, musica, formação humana e religiosa, informática que são oferecidas aos educandos.

Filha de pais alemães e ainda com pouca fluência no português, é até difícil acreditar, mas Katharina nasceu no Brasil. Natural de São Paulo, a jovem morou por cinco anos na capital paulista em decorrência do emprego do pai. Apesar da pouca idade, Katharina tem recordações dessa época. “Lembro do jardim de infância, das pessoas e de algumas palavras”, conta ela. Com o retorno da família para Alemanha, restou a vontade de retornar ao país de origem. “Eu quis vir para cá porque eu quero me conectar com o Brasil novamente, porque nasci aqui e ouvi dizer que é um país legal”, afirma. Quando voltar à Alemanha, pretende ingressar na universidade, mas ainda não decidiu o curso.

Ela admite que vai sentir falta da família. “Tenho um relacionamento muito próximo com os meus pais. Eles apoiaram a minha decisão e, talvez, venham me visitar aqui no Brasil. Eles estão felizes e eu também”, destaca a voluntária.

Chegada ao Brasil

Katharina chegou ao Brasil na quinta-feira, 5/1, e já na sexta-feira, 6/1, conheceu o prédio onde está localizada a estrutura corporativa e canônica da Rede Marista em Porto Alegre, onde conheceu os espaços de missão e área de abrangência da Rede Marista. O Irmão Valdícer Fachi e os assessores de Pastoral, Rosimar Almeida e Marcos Broc, da Coordenação de Pastoral, foram os responsáveis pela acolhida à jovem.  Antes de ir a Santa Cruz do Sul, ela recebeu a mochila e a sandália, dois dos símbolos do Voluntariado Marista. 


Katharina recebeu os símbolos do Voluntariado da equipe de Coordenação de Pastoral

Programa Voluntariado Marista

Além de Katharina, a Rede Marista receberá outros quatros voluntários do Chile. Eles chegam na segunda quinzena deste mês e ficarão até fevereiro. A Rede também está enviando pessoas à missão. A Região Amazônica é destino de três pessoas. Outra voluntária optou por desenvolver seu trabalho na Guatemala, onde o Instituto Marista é presença por meio da Província Marista América Central. Clique aqui para conhecer os intercambistas.

Tem interesse em ser voluntário? Procure o responsável pelo setor de Pastoral de sua Unidade ou entre em contado com a Coordenação de Pastoral da Rede Marista através do e-mail: voluntariado@maristas.org.br. 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.