Rede Marista celebra o Dia Nacional do Voluntariado

Seguindo a premissa de colaborar para promoção e defesa dos Direitos Humanos, a Rede Marista realiza uma série de ações para fomentar a solidariedade em seus espaços de atuação. Entre as iniciativas, está o Programa Voluntariado, que congrega cerca de 1.500 pessoas que exercem atividades diversas em entidades presentes na área de abrangência da Rede (Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica).

Para celebrar a atuação dos/as voluntários/as, os empreendimentos maristas organizaram uma comemoração conjunta do Dia Nacional do Voluntariado, que ocorre na próxima segunda-feira, 28/8. A proposta para cada unidade era elaborar um calendário de atividades entre os dias 15 e 28 de agosto. Desde então, ações de divulgação e partilha de experiências já ocorreram em diversas Unidades.

No Hospital São Lucas (HSL), em Porto Alegre, a atividade envolveu colaboradores/as e pacientes. Os/as voluntários/as entregaram formulários de avaliação do serviço realizado a atendidos/as e funcionários/as. Além de qualificar a prática, o gesto serviu para divulgar o programa que atualmente conta com 110 participantes. Houve ainda animação especial com a presença de integrantes de projetos conhecidos como Alegria, Arco-Íris da Alegria e Ouvir – que acolhem, inspiram e motivam os pacientes com atividades lúdicas.

O Colégio Marista Rosário, também na Capital, realizou um evento no dia 18 de agosto para marcar os 10 anos da fundação do primeiro Grupo de Voluntariado na escola. Também há uma exposição em um dos prédios da instituição com troféus, camisetas, fotografias e outros artigos que narram a história da iniciativa. Hoje, há dois grupos no Colégio, o com total de 72 participantes.


Voluntariado do Marista Rosário celebrou 10 anos

Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), as ações comemorativas se concentram na segunda-feira, 28/8. Haverá um espaço de convivência para acolher interessados/as na proposta. No local, os/as voluntários/sa irão explicar o projeto e partilhar experiências realizadas. Em 2017, a adesão ao voluntariado na PUCRS triplicou e a tendência é de crescimento. Neste semestre, haverá um novo encontro de apresentação do programa. As inscrições ainda não encerraram, mas já há 500 cadastros.

Sobre o Programa Voluntariado Marista

O Voluntariado Marista visa contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, colaborando na efetivação da missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida. O programa opta pelo voluntariado educativo, fomentando iniciativas e experiências transformadoras, no qual o/a voluntário/a entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos. Saiba mais em www.maristas.org.br/voluntariado

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.