Identidade Marista

O Instituto dos Irmãos Maristas, vinculado à Igreja Católica Romana, tem por Missão a evangelização de crianças, jovens e adultos por meio da educação. O fundador do Instituto, São Marcelino Champagnat - um camponês que se tornou sacerdote, educador e santo - entendia a educação como o meio privilegiado para a formação integral do ser humano e atransformação do mundo.

Irmãos Maristas

Os Irmãos Maristas são homens consagrados a Deus, que seguem Jesus Cristo do jeito de Maria, inspirados por São Marcelino Champagnat, empenhados em tornar Jesus Cristoconhecido e amado. São cerca de 4.300 irmãos que partilham a sua missão em co-responsabilidade com mais de 40 mil leigos e leigas, atendendo perto de 500.000 crianças, jovens e adultos no mundo. 

Maristas no Rio Grande do Sul

Os primeiros Irmãos Maristas, liderados pelo Ir. Weibert, chegaram ao Rio Grande do Sul em 1900, na localidade de Bom Princípio. Inicialmente, fundaram pequenas escolas nas regiões de colonização alemã e italiana ou, ainda, atuavam em escolas católicas já fundadas por outras congregações religiosas.

Com os excelentes resultados obtidos pela pedagogia baseada no afeto, disciplina, religiosidade e eficiente metodologia de ensino, o número de estabelecimentos se proliferou. As escolas maristas se transformaram em referência de qualidade e, algumas delas, verdadeiros ícones da educação gaúcha.

Fundador 

Marcelino Champagnat nasceu na França em 1789 e viveu a infância durante a Revolução Francesa. Sofrendo as conseqüências nefastas dessa época, experimentou uma educação escolar degradada, o que o  marcou profundamente.

Durante seus estudos para se tornar sacerdote, em Lyon, sentiu a necessidade de formar religiosos educadores capazes de dar uma nova resposta à situação da juventude que estava mergulhada na ignorância, abandono moral e social.

Foi fazendo a leitura de seu tempo e tomando uma atitude corajosa que Champagnat fundou, em 1817, em La Valla, o Instituto dos Irmãos Maristas.

Sua fundação, comprometida com a formação cristã e cidadã, especialmente dos mais empobrecidos, hoje continua viva no coração de Irmãos e Leigos em mais de 70 países espalhados nos cinco continentes.

O sonho de Champagnat permanece vivo e alcançando cada vez mais pessoas dispostas a transformar o mundo por meio do amor inspirado em Jesus Cristo e Maria, a Boa Mãe.

Saiba mais sobre Champagnat

Missão

A Missão Marista tem na sua centralidade Jesus Cristo, e em Maria o modelo de educadora. É a partir da Missão que a Rede Marista propõe uma educação que tem como objetivo formar cidadãos capazes de transformar a realidade na qual estão inseridos, tendo uma sólida formação humano-cristã.

As escolas, centros sociais e Universidade são considerados espaçosde convivência de uma grande comunidade formada por pais, estudantes e educadores, nos quais se harmoniza fé, cultura e vida.

Com a missão de evangelizar por meio da educação, a Rede Marista busca atuar através de processos criativos e inovadores, preparando seus educandos para os desafios da vida. Fiéis ao carisma de São Marcelino Champagnat recebido como um dom para toda a Igreja, Irmãos, Leigos e colaboradores maristas partilham a missão de, por meio dos serviços prestados, tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Pretende-se, assim, que a Obra Marista seja sempre um sinal da Boa Nova para a Igreja, para o mundo e para as crianças, jovens e adultos por ela beneficiados.

Excelência acadêmica, vivência ética e testemunho dos valores cristãos nas ações e relações, bem como a atualização permanente dos recursos humanos e tecnológicos, promovendo a cultura da solidariedade são os princípios que regem as unidades da Rede Marista de Educação e Solidariedade do Rio Grande do Sul, unindo a todos num só coração, numa só missão.

Marca

A marca de uma instituição representa a síntese de seus valores. É um signo que remete a sua origem, razão de existir e missão. Todas as unidades maristas associadas à União Marista do Brasil (Umbrasil) possuem uma marca comum, pois independente da divisão geográfica, todas trabalham em prol de uma mesma missão.

O emblema Marista é composto por um “A” no meio do “M”, iniciais da expressão “Ave Maria”. As letras, entrecruzadas e estilizadas, foram unidas para identificar a espiritualidade marial. A coroa representa os doze privilégios que Maria, mãe de Jesus, recebeu:

1. Mãe de Jesus

2. Companheira fiel de José

3. Discípula de Jesus

4. Mãe da comunidade cristã

5. Atenta às necessidades das pessoas

6. Caminhante na fé

7. Missionária

8. Perseverante nas crises e nas dificuldades

9. Iluminada pelo Espírito Santo

10. Aprendiz da vida

11. Toda de Deus e tão humana

12. Profeta da justiça e da esperança

Fonte: Manual de Identidade Visual do Brasil Marista