Missão, Visão e Valores que inspiram a atuação marista

Missão


Evangelizar crianças, jovens e adultos, segundo o carisma Marista, com vistas a formar cidadãos comprometidos com uma sociedade justa e fraterna.

Visão


Tornar-se uma referência no exercício da missão de evangelizar, por meio da educação, no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Valores


  • Amor ao Trabalho 

    Realizamos o trabalho com disposição e espírito cooperativo, desenvolvendo talentos e colocando-os a serviço do bem comum. Por meio do trabalho cumprimos a nossa missão e participamos da obra da criação, como protagonistas na construção de uma sociedade justa e fraterna.
  • Audácia

    Agimos com espírito empreendedor, atentos aos sinais dos tempos, tomando, quando necessário, decisões inéditas e corajosas para enfrentar o novo, explorar novas possibilidades e promover mudanças.
  • Espírito de Família

    Afirmamos nossa pertença a uma família onde se irradia o amor, a entreajuda e a alegria. Buscamos estabelecer um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos o pluralismo e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares.  Colocamos os interesses comuns acima dos pessoais.
  • Espiritualidade

    Procuramos viver de acordo com o Evangelho, tendo Maria e São Marcelino Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e atuar. A espiritualidade é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas. Ela ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza.
  • Presença

    Buscamos criar um clima de harmonia, cuidado e respeito, por meio da presença atenta e disponível nos ambientes onde se desenvolve a nossa missão. Como um elemento importante da pedagogia marista, empenhamo-nos em estar próximos das pessoas, cultivando uma relação de confiança.
  • Simplicidade

    Adotamos um estilo de vida simples em nível pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações.
  • Solidariedade

    Somos sensíveis às necessidades dos outros. Damos atenção especial aos pobres e excluídos. Buscamos auxiliar as pessoas por meio da partilha de dons pessoais e de bens materiais, promovendo a paz, a justiça e a vida, como sinal de esperança ao mundo