Irmãos e Leigos(as) cultivam a espiritualidade em retiro

A terceira edição do Retiro de Irmãos e Leigos(as) – experiência aprofundamento reuniu 36 participantes para seis dias de partilha. O encontro ocorreu em Veranópolis (RS) entre 22 e 28 de outubro e teve como temática A Arte de Escavar Novos Poços. A iniciativa busca aprofundar e cultivar o carisma e, especialmente, a espiritualidade marista.  


Retiro ocorreu em Veranópolis (RS)

O tema foi inspirado em leituras baseadas no texto bíblico de Gn 26, 12-33, onde Isaac, filho de Abraão, consegue a sobrevivência de seu povo e seus animais por meio da arte de escavar poços. As atividades foram conduzidas pelo Ir. Javier Espinosa, Diretor do Secretariado de Leigos do Instituto Marista, e contaram com momentos de oração, reflexão e celebração.

Durante as motivações, Ir. Javier convidou os presentes a prensar como o tema do encontro se desdobra em diversas situações, como em experiências diárias, na missão marista, nas relações humanas, nas relações institucionais e na vocação de Irmãos e Leigos(as).O Coordenador da Coordenação de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista, Ir. Genuino Benini, conta que essa relação foi muito presente do começo ao fim do retiro. “Da mesma forma que encontramos água mais pura e em maior volume conforme vamos escavando um poço, quanto mais profundamente buscarmos a Deus, mais o percebemos em nossas vidas”, explica.  Outros pontos que permearam o evento foram a partilha de vida nas ‘pequenas comunidades’, o cultivo do silêncio e o exercício de contemplação.