Leigos Maristas, vocação para viver o carisma de Champagnat

A consolidada presença marista no mundo é fruto da comunhão de pessoas movidas pelo carisma legado por São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Junto aos Irmãos Maristas, os Leigos e Leigas partilham da Missão, seja atuando nas estruturas ou  reunindo-se em fraternidades.

São homens e mulheres que se identificam profundamente com o carisma marista, ou seja, compartilham o seu modo de viver, suas crenças, procuram seguir a Cristo e partilhar os ensinamentos de Maria como o fez Champagnat.

O Laicato Marista é uma vocação cristã, é algo que toca o coração e leva a dizer “sim” ao chamado, assumindo o carisma em suas vidas.  

Compromissos

Quem assume este compromisso também compromete-se com três dimensões fundamentais do Carisma Marista:

  • a missão,

  • a vida partilhada,

  • e a espiritualidade.

Tais dimensões são inseparáveis: vive-se a espiritualidade na e para a missão, assim como a missão cria e anima a vida partilhada e a vida partilhada é, por sua vez, fonte de espiritualidade e missão.

No mundo marista existem atualmente diversas formas de expressar e viver o laicato Marista. No Brasil, o grupo mais representativo é o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Comentários (10)

Fernando

Olá! No interior do Estado de São Paulo ou no Estado de São Paulo existem os Maristas? E como professor professor pode se beneficiar da espiritualidade marista no trabalho que ele executa?

Responder
MOURA

OLÁ AMADOS DE MEU PAI. SEMPRE PEÇO PELA INTERCESSÃO DE SÃO MACELINO CHAMPAGNAT, ESTUDEI NO COLÉGIO CEARENSE.QUERO LEVAR ESSE CARISMA MARISTA POR ONDE EU PASSAR. SOU MARISTA DE CORAÇÃO.

Responder
PAULO SERGIO FERREIRA DA SILVA

Moramos aqui em Ponta Grossa, em 11 Janeiro de 2015 vamos completar, 25 anos de casados, também gostariamos de participar do MChFM, hoje iremos visitar as famílias que já começaram esse trabalho. Salve Maria. Att...Paulo Sérgio e Rosane;

Responder
Luciano de Oliveira

Os anseios dos queridos fraternos Rosane e Paulo Sérgio hoje são uma realidade e uma benção. Em 2016, começaram a caminhar conosco na fraternidade CHAMA em Ponta Grossa. Que família maravilhosa! Foi uma presente à nossa fraternidade e ao sonho de São Marcelino Champagnat. Atualmente estou animador da fraternidade (Luciano de Oliveira), com a responsabilidade de seguir os caminhos de nosso fundador na continuidade do lindo trabalho que outros fraternos fizeram....estamos de braços abertos a quem quem compartilhar conosco este sonho!!!

Julio Cesar Franz

Olá. Moramos em Venâncio Aires e queremos ampliar em nossa região os valores e o carisma marista. Já não somos tão jovens, mas não nos falta o entusiasmo. Colocamo-nos a disposição para ajudar em trabalhos comunitários de aprofundamento espiritual. Abraço fraterno.

Responder
Equipe de Comunicação Corporativa da Rede Marista

Olá Julio! Ficamos muito felizes com tua mensagem. Enviamos um e-mail para teu endereço, para darmos seguimento ao teu pedido. Um abraço fraterno,

Gelson

Sou de Caxias do Sul, gostaria de saber: Onde vive o leigo marista, o que faz, e qual sua função dentro do grupo marista? É feito voto, é considerado irmão, como vive e com o que vive, e qual seu trabalho? Obrigado

Responder
Assessoria de Comunicação Corporativa

Olá Gelson, bom dia! Encaminhamos para o teu e-mail um retorno detalhado, aprofundando os itens que você citou. De modo resumido, o Leigo Marista é aquela pessoa que se identifica com o carisma marista e busca viver os valores da simplicidade, da humildade e da modéstia, ao estilo de Maria. Vive uma espiritualidade apostólica e mariana (cristã) e assume a missão de tornar Jesus conhecido e amado. Existem grupos organizados de Leigos(as) e que fazem parte de um movimento internacional denominado Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), que se reúnem mensalmente para estudo, oração, solidariedade e confraternização fraterna. No Rio Grande do Sul, são 35 grupos. Um deles está em Caxias do Sul e é composto por quatro casais, um Irmão Marista e uma religiosa das Irmãs de São José. Mais informações no teu e-mail. Seguimos em contato. Abraços!

Tatiane Solange Konrath

Moramos em Caxias do Sul e gostariamos de saber se há MChFM aqui, pois teriamos interesse em participar. Obrigado.

Responder
Edison C J de Oliveira

Bom dia Tatiane! Sim, existe uma fraternidade em Caxias do Sul, cujo nome é "Maristas de Coração". Ela é composta por quatro casais. Para maiores esclarecimentos, podes entrar em contato comigo, pois sou o Coordenador Provincial do Movimento aqui no Rio Grande do Sul. Meu nome é Edison. Celular: (51)81158613 ou pelo e-mail: edison@maristas.org.br

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.