Rede Marista participará do Encontro Nacional da Família Marista

A Rede Marista estará presente, entre os dias 20 e 23 de abril, no primeiro Encontro Nacional da Família Marista. O evento, que reunirá as diversas expressões do carisma (Padres, Irmãos, Irmãs, Leigos, Leigas e jovens), faz parte da celebração pelo bicentenárioda presença marista no mundo, e será realizado em Belo Horizonte, no Recanto Marista (Remar).

Organizado pelo Grupo de Trabalho do Bicentenário, o evento foi idealizado para celebrar e fortalecer as diversas formas de manifestação do carisma marista. A ideia é que seja um momento de gratidão, perdão, partilha, compromisso e esperança pelo carisma e a missão.

No total, a Rede Marista enviará 11 representantes de seus empreendimentos, além de dois integrantes do GT Nacional - o Irmão Odilmar Fachi e a colaboradora Brenda Menine. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Anne Carolins Stroiek - representante da PJM

Anne é estudante do Colégio Marista Medianeira, em Erechim, onde participa do grupo de Pastoral Juvenil Marista. Também faz parte da equipe provincial da PJM.

Domingos Francisco Malaguez Alves – representante da PUCRS

Domingos é Coordenador de Operações na Pró-Reitoria de Administração e Finanças da PUCRS. Domingos iniciou sua história com a Rede Marista ao ingressar como estudante no curso de Engenharia na PUCRS em 1976. Em 2009 retornou à Instituição para atuar profissionalmente na universidade. Atualmente cursa Psicologia, é Supervisor de Operações e membro do Comitê Executivo do Projeto de Reformulação Acadêmica, que tem como objetivo principal criar as Novas Escolas na PUCRS. 

Fabiane Kohler – representante dos Colégios

Educadora marista desde 2011 no Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela, Fabiane é atualmente a diretora da escola. Já exerceu cargo  de orientadora educacional e de vice-diretora.

Irmão Carlos Scottá – representante dos Irmãos Maristas

Na Região Amazônica desde 2012, onde realiza trabalho de Pastoral Educativa Itinerante e Animador Vocacional, o Irmão Carlos divide seu dia a dia entre Cruzeiro do Sul e Rio Gregório, no Acre. Ele iniciou sua caminhada marista em 1978, ao ingressar no Noviciado em Passo Fundo. É formado em Ciências Religiosas e em Ciências Sociais.

Irmão Miguel Orlandi – representante dos Irmãos Maristas

Em 1989 ingressou na formação para se tornar religioso. Em 1996 realizou seus primeiros votos religiosos. Exerce a vocação com paixão, especialmente aos mais empobrecidos, atuando nas periferias de Porto Alegre, onde mora.

Irmão Roque Ari Salet – representante dos Irmãos Maristas

Com uma trajetória religiosa que iniciou em 1959, quando ingressou no noviciado, o Irmão Roque é formado em Filosofia, Teologia e Mariologia. Foi diretor de colégio, superior de comunidade, formador de novos Irmãos, Conselheiro e Presidente/Provincial durante cinco mandatos.

Luciano Taminski – representante dos Irmãos Maristas/postulantes

Iniciou o acompanhamento vocacional marista no ano de 2010 e, no ano seguinte, ingressou no Juvenato São José, em Lajeado. Após uma breve interrupção, voltou ao Postulado em 2016, em Porto Alegre, onde cursa Teologia e atua junto aos educandos da Escola de Educação Infantil Marista Menino Jesus.

Regina Biasibetti – representante do Laicato Marista

Ex-aluna do Colégio Marista São Luís, de Santa Cruz do Sul (RS), desde criança engajou-se nos movimentos pastorais. Após finalizar o Ensino Médio, realizou missão na Escola de Formação de Professores Marista São José, em Kuito, Angola, e, recentemente, voluntariado na Escuela Marista, na Guatemala. Trabalha no setor de Vida Consagrada e Laicato e integra o Movimento Champagnat da Família Marista.

Silverio Cassoli – representante das Unidades Sociais
Educador e coordenador da Casa da Juventude Marista (Caju) de Porto Alegre (RS), Silverio vivencia a espiritualidade e missão marista desde seus 13 anos, quando ingressou no Centro de Formação Marista de Lajeado.

Verónica Rubí – representante do Laicato Marista

Leiga missionária em Tabatinga (AM), Verónica tem forte vínculo com o Instituto Marista desde os 14 anos, quando ingressou em um grupo de Pastoral Juvenil Marista na Argentina, seu país natal. Também já foi, durante sete anos, missionária em Moçambique, na África.

Victtória Vargas Martins – representante da Região Amazônica

Moradora de Tabatinga (AM), Victtória cresceu seguindo as inspirações do carisma marista. Participa da comunidade São Marcelino Champagnat e, desde sua infância, é encantada com a história de vida e dedicação a crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis, do fundador do Instituto Marista.


 

 

 

 

 

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.