Encontro no Paraguai reúne Jovens Irmãos da Região América Sul

Entre 16 e 21/1, o Encontro de Jovens Irmãos da Região América Sul reuniu consagrados na cidade de Coronel Oviedo, no Paraguai, com o objetivo de fortalecer a vivência da vocação religiosa. O evento, organizado pela Área de Vida Consagrada e Laicato da União Marista do Brasil (Umbrasil) e pelo Grupo de Trabalho Jovens Irmãos da Região América Sul,contou com um itinerário formativo que seguiu o tema Jovens Irmãos: cúmplices do Espírito no território do novo.


Irmãos se reuniram em Coronel Oviedo

O encontro foi uma oportunidade de formação, partilha, fortalecimento de vínculos e de revitalização dos propósitos da vida consagrada. A programação contou com oficinas, painéis, rodas de conversa e uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, na sigla em Inglês) com ênfase na internacionalidade da Região América Sul.

Sobre a Região América Sul

A iniciativa tem o objetivo de integrar as um Unidades Administrativas, fortalecendo a missão e o carisma maristas nas Américas com uma relação de sinergia no âmbito dos processos, estruturas e pessoas. A Região América Sul foi fundada oficialmente em março de 2016, durante uma assembleia em Florianópolis que reuniu os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-Norte, Centro-Sul, Sul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru).  
 


Confira abaixo a mensagem enviada aos Irmãos participantes pelo Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, traduzida do espanhol:
 
Cumprimento aos Jovens Irmãos da Região América Sul reunidos no Paraguai
 
Queridos Irmãos:
 
Amanhã, domingo, 21 de janeiro, vocês estarão concluindo seu encontro no Paraguai, e gostaria de enviar-lhes uma saudação cordial.
 
Me deu grande alegria de saber que trinta de vocês, Jovens Irmãos, se encontraram para se encorajar na fé e na vocação. O lema da reunião, cúmplices do Espírito no território do novo, me pareceu muito sugestivo e acredito que está de acordo com o que o Instituto vivenciou no recente Capítulo Geral. Um Capítulo que nos convidou a ser faróis de esperança em um mundo turbulento, e para isso encoraja os Irmãos a redescobrir a paixão original que nos levou a ser maristas. Imagino que esse encontro permitiu que vocês aprofundassem e reavivassem o fogo da paixão por seguir Jesus, nesta vocação que foi dada a vocês e a mim como um presente. Somente com um coração livre e cheio do fogo de Deus, como o de Maria, poderemos nos mover no território do novo.
 
Que cada um de vocês, a partir de seus dons e conscientes de sua vulnerabilidade, possa se conectar com o sonho de Deus para os Maristas de Champagnat hoje.Sua contribuição como Jovens Irmãos é muito importante. Eu diria que é vital. Contagiem-nos dessa capacidade de sonhar e criar um futuro, procurar e encontrar formas de responder às necessidades deste mundo emergente, abrindo-nos para, com cada vez mais entusiasmo e coragem, ao encontro dos mais marginalizados ... e, acima de tudo, vamos colocar tudo o que é em nossas mãos para ser criadores de lares vivos que geram nova vida.
 
Envio-lhes um abraço fraternal e me uno em comunhão de oração com vocês. Agradeço aos Irmãos Provinciais por essa bela iniciativa de favorecer o encontro de nossas jovens gerações, com as quais temos muito a aprender.
 
Fraternalmente, Ir. Ernesto Sánchez
Superior-Geral