Encontro preparatório ao XXII Capítulo Geral reúne Irmãos e Leigos(as)

Nos dias 30/6 e 1º/7, cerca de 60 Irmãos e Leigos(as) se reuniram no Convento Monte Alverne, em São Leopoldo, para o Encontro Pré-Capitular Recolhendo Frutos. O evento serviu como preparação para o XXII Capítulo Geral, que ocorre em setembro na Colômbia, e desafiou os participantes a refletir acerca da continuidade da missão marista e sobre as diferentes realidades, ouvindo os clamores de crianças e jovens do nosso tempo. 

As atividades tiveram como base as experiências de imersão realizadas pelas comunidades religiosas desde 2016. Divididos em grupos, os Irmãos e Leigos(as) partilharam suas vivências por meio da metodologia denominada Escuta Contemplativa, que orienta um diálogo permeado pela sensibilidade, pelo não julgamento e por um estado de mente e coração abertos.O objetivo foi reunir elementos da nossa Província para serem encaminhados ao Capítulo Geral. “Os frutos dessa preparação estão fortemente ligados àqueles que cotidianamente plantamos, regamos e cuidamos em nossas áreas de missão. É essencial que todos sejam tocados de forma experiencial e espiritual para repassar os insumos aos Irmãos capitulares que irão para a Colômbia”, explicou o Vice-Provincial, Ir. Deivis Fischer.


Cerca de 60 Irmãos e Leigos(as) participaram do encontro

Para fechar o primeiro dia, o Grupo Teatral Unidos Pela Arte – formado por crianças e adolescentes das Unidades Sociais Maristas – apresentou a pré-estreia da peça O Escolhido. A montagem conta a história de uma turma de jovens continuadores da missão de Champagnat e faz parte do projeto que deu origem ao espetáculo Um Novo Começo, criado em 2015 para celebrar o bicentenário da atuação marista no mundo. A estreia oficial ocorre às 19h da segunda-feira, 10 de julho, no auditório do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O Encontro também contou com a palestra Vida Consagrada em Processo de Transformação, ministrada pelo Frei Luiz Carlos Susin, Doutor em Teologia e professor de graduação e pós-graduação na Escola de Humanidades da PUCRS. Com palavras de inspiração e reflexão, o bate-papo permitiu refletir sobre perspectivas para Religiosos e Leigos(as) no cenário em que nos encontramos. O evento encerrou com um momento de oração e bênção para o Capítulo Geral. “A experiência foi muito importante e proveitosa, principalmente por ser a primeira vez em que fazemos uma preparação desse porte com a presença de Irmãos e Leigos(as)”, analisa o Provincial, Ir. Inacio Etges.

No final de semana dos dias 7 a 9 de julho, a experiência Pré-Capitular será realizada em Lábrea (AM), com as comunidades que não participaram do encontro no Rio Grande do Sul.

Confira aqui mais fotos do encontro.


Sobre o Capítulo Geral

Realizado a cada oito anos, o Capítulo Geral é a assembleia mais importante do Instituto Marista. Com a presença de Irmãos e Leigos(as) dos cinco continentes, engloba decisões importantes, como a eleição dos novos Superiores-Gerais e Conselheiros-Gerais. A 22ª edição ocorrerá a partir de 8 de setembro, na cidade de Rionegro, Colômbia. É a primeira vez na história em que o encontro acontece fora do continente europeu.  

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.