Irmão Elto Aloísio Puhl falece aos 82 anos

Faleceu na tarde desta terça, 31/1, às 13h10, em Porto Alegre, o Irmão Elto Aloísio Puhl, vítima de parada cardiorrespiratória. O velório será realizado a partir das 20h de hoje, em Viamão – RS. Amanhã, às 10h, haverá missa de corpo presente seguida de sepultamento.

Natural de Lajeado, Ir. Elton tinha 82 anos de idade e 62 anos dedicados à vida religiosa marista. Ingressou na congregação em Bom Princípio, aos 12 anos. Realizou o Postulado e o Noviciado em Veranópolis. Professou os primeiros votos em 1956, também em Veranópolis, e quatro anos depois realizou sua Consagração Definitiva em Porto Alegre.


Trajetória de vida e missão

O Irmão Elto iniciou sua vida marista como estudante e escolástico, nos Escolasticados de Porto Alegre e Viamão, entre os anos de 1956 a 1958. Em sua trajetória, lecionou nas seguintes cidades gaúchas: Estrela, Porto Alegre, Guaporé e Santa Cruz do Sul. Foi professor por quase uma década do Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre.

Também exerceu as funções de tesoureiro entre os anos de 1976 a 1983 e 1987 a 1996, no Colégio Marista Champagnat, em Porto Alegre, além de auxiliar de informática, Ecônomo da Comunidade e auxiliar na Videomaris entre 1997 e 2012, no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre.

O Irmão era formado em Física e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Realizou o segundo Noviciado em Saint-Paul-Trois-Châteaux, na França. Possuía ainda os seguintes cursos: Rádio e Televisão por correspondência; Linguagem Total, em Saint Etienne, França; Espiritualidade Marista, no Cemar, em Teresópolis - RJ e o Curso de Renovação Espiritual, em Curitiba – PR. Desde 2013 integrava a Comunidade Marista São José, em Viamão.

Comentários (2)

Leandro Dias

Meus sentimentos a família. Grande professor, entusiasta, que participou das atividades, como do grupo de patinação Tangarás como fotografo e que fez grandes registros visuais no Marista Champagnat de Porto Alegre. Certamente esta ao lado de São Marcelino Champagnat e da Boa Mãe.

Responder
Aldo Machado

Foi meu professor de Física no Colégio Champagnat; Que Maria a boa mãe receba esse grande mestre!

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.