Irmão José Bet falece aos 85 anos

O Irmão José Bet faleceu no fim da tarde de hoje, 26/6, vítima de um infarto agudo no miocárdio. O velório será realizado a partir das 7h de amanhã, na Vila Marista, em Viamão - RS. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrem no mesmo local, às 16h. O Irmão tinha 85 anos de idade, 66 deles dedicados à vida marista.

Nascido em Antônio Prado (RS), Ir. José era graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e ingressou no Juvenato aos 13 anos, na cidade de Veranópolis - RS. Realizou o Postulado, o Noviciado e professou os primeiros votos no mesmo município. Realizou os Votos Perpétuos no ano de 1956, em Porto Alegre. Em 1970, fez o Segundo Noviciado na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma.


Trajetória de vida e missão

O Irmão José Bet atuou como escolástico no Instituto Champagnat, em Porto Alegre, de 1952 a 1954. Durante sua caminhada, foi gestor e educador em escolas da Rede Marista e atuou como Animador Vocacional, dentre outras atividades. Teve passagens pelos Colégios Marista São Francisco (Vacaria), Marista Pio XII (Novo Hamburgo), Marista Aparecida (Bento Gonçalves) e no Ginásio São Tiago (Farroupilha).

Durante seu período de missão, também passou pelo Seminário Diocesano e no Educandário Marista (ambos de Caxias do Sul), na Comunidade Marista do Partenon (Porto Alegre) e no Recanto Marista Medianeira (Veranópolis). De 1973 a 1985, o Irmão também foi Professor de escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, função que exerceu paralelamente às citadas acima. Desde agosto de 2016, estava na Comunidade Marista São José (Viamão) para tratamento de saúde.

Sua dedicação à missão ficará para sempre em nossos corações. Assista ao depoimento realizado pelo Irmão José ao projeto Memórias Maristas – Histórias de amor e vida

 

Comentários (2)

Alexandre Acosta

Grande religioso, muito alegre, humilde, simpático, amigo de todos. Exemplo de amor, paz, alegria e simplicidade para a humanidade. Que Deus o acolha para sempre na Sua glória eterna. Eu sempre encontrava ele na Missa dos domingos, 8h30min, na Igreja Matriz de Santo Antônio, Bento Gonçalves (RS).

Responder
Márcia Gladis Cantelli Dias

Querido Ir. José! Seu carinho, gentileza e serenidade sempre serão lembrados! Esteja na Paz de Deus e no colo de Maria! Com saudades, deixo meus sentimentos à família Marista! Márcia Gladis Cantelli Dias

Responder

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.