Irmão Valdícer Fachi já atua junto à nova equipe na Casa Geral

Nomeado em agosto para atuar na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma, o Ir. Valdícer Fachi já está na Capital italiana junto ao Secretariado da Colaboração para a Missão Internacional (CMI), no qual em julho substituirá o Ir. Chris Wills na função de Diretor. Nas linhas abaixo, conheça mais sobre a trajetória de 28 anos dedicados à vida religiosa.  

Valdícer Civa Fachi nasceu aos 8 de julho de 1969, na cidade de Arvorezinha (RS). Filho de Delvino Rossetto Fachi e Oliede Civa Fachi, é o quarto de sete irmãos. Ingressou na Casa de Formação Marista no ano de 1984, em Bom Princípio, berço da presença Marista no Sul do Brasil. Fez o noviciado na cidade de Passo Fundo nos anos 1990 e 1991, realizando a primeira Profissão Religiosa no dia 8 de dezembro de 1991 e a Profissão Perpétua em 1997. 

Fachi é graduado como Bacharel e Licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Espacialização em Teologia Pastoral Universitária pela Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia. É Bacharel e Licenciado em Letras, Português e Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Estudou Mariologia no Marianum, em Roma. 


Ir. Fachi (à direita) ao lado do Ir. Wills

Realizou seu apostolado em diferentes áreas: Formador, Professor de Ensino Religioso e Língua Portuguesa, Coordenador de Pastoral em Colégios Maristas, Assessor de Grupos Juvenis, Secretário Provincial, Secretário Executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL), Diretor de Colégios, Coordenador Provincial de Pastoral, Coordenador da Comissão Interamericana de Missão da Conferência Interamericana de Províncias (CIAP) e membro da Comissão Internacional de Missão. Também atuou como missionário na região amazônica.

Sobre o CMI

O Secretariado da Colaboração para a Missão Internacional foi criado em 2012 para responder ao apelo do XXI Capítulo Geral: “Com Maria, ide depressa para uma nova terra!”. Esse apelo foi reforçado pela Conferência Geral de 2013, pela Assembleia de Missão de 2014 e pelo Colóquio Internacional de Formação Marista de 2015. Hoje ele ganha novo vigor com a mensagem do XXII Capítulo Geral: “caminhamos juntos como uma família global.”

A missão do CMI é promover uma melhor compreensão e consideração da internacionalidade e do modo de viver intercultural; viver a globalização em maneira alternativa; e encorajar a disponibilidade à missão para responder às novas exigências, levando adiante os objetivos do Conselho Geral.

A visão do CMI é sermos maristas sem confins geográficos, existenciais e burocráticos.

A Colaboração Internacional entre as várias Unidades Administrativas Maristas no mundo se realiza através de:

  • Instituição de uma rede de voluntariado internacional
  • Apoio à Missão Ad Gentes no Distrito Marista da Ásia
  • Criação de novas comunidades internacionais, interculturais e interprovinciais
  • Formação e comunicação de uma mentalidade internacional entre todos os maristas.