Irmãos comemoram jubileu de Vida Consagrada Marista

A Rede Marista comemora, nos próximos dias, o jubileu de Vida Religiosa de seis Irmãos. São décadas de dedicação à missão e ao sonho de São Marcelino Champagnat – motivo de orgulho e gratidão de toda a comunidade marista.

80 anos de Vida Marista


Irmão Aurélio Ortigara

Às vésperas de completar 99 anos de idade, o Irmão Aurélio é o decano da Rede Marista. Natural de Antônio Prado, ele iniciou sua vida religiosa aos 15 anos, em 1933, ao ingressar na casa de formação em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. A entrada no Noviciado, que marca o início efetivo de sua vida religiosa se deu há 80 anos, em 21 de janeiro de 1937, em Porto Alegre. Foi na capital, um ano mais tarde, que ele professaria seus primeiros votos e, em 1943, seus votos perpétuos. Os votos de estabilidade foram proferidos em 1999, em Santa Maria.

Conhecido por sua vitalidade, grande parte de sua missão foi realizada na cidade de São Gabriel, também no RS, cidade que lhe deu o título de Cidadão Honorário. Em sua trajetória, era reconhecido por ter punho firme com os alunos e exigir muita disciplina - característica que lhe rendeu o apelido Tremendão.

 

75 anos de Vida Marista


Irmão Innocente Victor Rossetto

Natural de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, o Irmão tem 94 anos de idade. Sua vida religiosa iniciou em 1940, quando ingressou na casa de formação em Veranópolis. A entrada no Noviciado se deu em 22 de janeiro de 1942 – data em que celebra seu jubileu. O Irmão realizou seus primeiros votos religiosos em 1943, em Veranópolis, e os votos perpétuos em 1948, na Capital.

Formado em História pela PUCRS, o Irmão tem sua trajetória de vida ligada à educação nos Colégios da Rede Marista. Durante seu apostolado passou por lugares como Santana do Livramento, Cruz Alta, São Gabriel e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e também em Cruzeiro do Sul, no Acre. Desde 1990, reside na Comunidade Marista de Passo Fundo.

 

Irmão José Bernardi

Às vésperas de completar 93 anos, o Irmão José Bernardi comemora, neste 22 de janeiro, 75 desde que ingressou no Noviciado em Veranópolis. Natural de Marau, ele começou os estudos maristas com apenas 10 anos, em Veranópolis. Proferiu seus primeiros votos religiosos em 1943, também em Veranópolis, e seus votos perpétuos em 1948, e votos de estabilidade em 1964 em Porto Alegre.

Com trajetória de vida fortemente ligada à música, o Irmão compôs diversos hinos e letras maristas. Em seu apostolado passou por lugares como Santa Cruz, Rio Grande, Porto Alegre e Curitiba (PR). Desde 2011 integra a Comunidade Marista Casa São José, em Viamão-RS, onde faz tratamento de saúde e segue acompanhando fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

 

70 anos de Vida Marista


Irmão Arno Griebler

Aos 90 anos de idade, o Irmão Arno Griebler comemora, neste dia 24 de janeiro, sete décadas de Vida Religiosa Marista. Natural de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, o Irmão Arno começou sua trajetória na instituição em 1940, quando ingressou no Juvenato em Bom Princípio. Em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro de 1948, fez os primeiros votos. Já sua Consagração Definitiva ocorreu em Curitiba (PR), cinco anos mais tarde. Formado em História pela PUCRS em Uruguaiana, também lecionou Inglês e Matemática. 

Em seu apostolado marista atuou em lugares como Santana do Livramento, Porto Alegre, Caçador (SC) e Tarauacá, no Acre. Está há quase 30 anos em Uruguaiana, onde é bastante envolvido em todas as atividades da escola. Além de fazer parte da associação de ex-alunos, é presença efetiva e afetiva na instituição.

 

José Cândido Bairros

Natural do município de Cruz Alta (RS), o Irmão José Cândido Bairros, 91 anos, completa sete décadas de Vida Religiosa Marista em 24 de janeiro, data que marca seu ingresso no Noviciado em Veranópolis, em 1947, onde faria seus primeiros votos religiosos um ano mais tarde. Seus votos perpétuos foram proferidos em 1953, em Curitiba (PR) e os votos de estabilidade em 1990, em Passo Fundo.

Formado em Letras Neolatinas e Direito, sua trajetória inclui atuação em cidades como São Gabriel, Porto Alegre, Uruguaiana, Nonoai, Erechim, lugares em que atuou como professor, pastoralista e animador vocacional. Desde 2010 reside na Comunidade Marista Casa São José, em Viamão.

 

Salvador Durante

Poeta, declamador e profundo conhecedor da língua portuguesa. Assim é reconhecido o Irmão Salvador Durante, que completa sete décadas de vida religiosa marista às vésperas de completar 90 anos de vida. Natural de Antônio Prado, o Irmão iniciou o Noviciado em 24 de janeiro, no município de Veranópolis (RS) – onde, um ano mais tarde, realizaria seus primeiros votos religiosos. Seus votos perpétuos foram proferidos em 1953, em Curitiba, e os votos de estabilidade em 1964, em Passo Fundo.

Sua trajetória contempla passagens por Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma, onde atuou como Secretário do Superior-Geral e tradutor para a Língua Portuguesa.

Comentários (0)

Entre na discussão.

captcha

Mensagens sem e-mail válido ou com expressões ofensivas serão excluídas.